SEGURANÇA PARA SEU NEGÓCIO

Para uma operação segura, alguns pontos necessitam de maior atenção, tais como, manter e executar 
seus planos de monitoramento e prevenção, manter atualizado seu PGR, LTCAT , PCMSO e demais laudos
e treinamentos necessários para seu empreendimento
Programa de Gerenciamento de Risco - PGR

   O Programa de Gerenciamento de Risco – PGR tem como objetivo visar e evitar os danos físicos e psíquicos às pessoas, como também a necessidade de se manter sob controle todos os agentes ambientais através de monitoramento periódicos. Este programa também tem o objetivo de evitar danos a propriedade e a paralisação no serviço, através da antecipação, identificação e tratativa dos riscos.

   As empresas poderão estabelecer critérios de pré-seleção de quais riscos ou de quais medidas de controle será mais adequados e propícios para sua realidade, bem como o planejamento das ações prioritárias visando à eliminação ou, pelo menos, a redução desses riscos.

Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho - LTCAT

O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT tem por finalidade atender às exigências previstas nas Normas Regulamentadoras – NR’s e demais atos oficiais oriundos do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, órgão do Ministério da Previdência e Assistência Social – MPS, fazendo parte de amplo conjunto de iniciativas que devem ser adotadas pelas empresas no campo da preservação da saúde, do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Trata-se de um documento que faz a avaliação quantitativa dos diversos ambientes laborais como forma de identificar quais agentes insalubres estão presentes, qual a intensidade de cada um deles e se essa presença constitui ou não periculosidade ou insalubridade. As informações coletadas nesse laudo servirão de base para Elaboração do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, podendo complementar, caso necessário, o não tenha sido elaborado corretamente o Programa de Gerenciamento de Risco - PGR

A partir das avaliações realizadas, com posterior análise de resultados baseado nas Normas Regulamentadoras e com base nas inspeções dos locais de trabalho, realiza-se o levantamento dos agentes agressivos presentes nos ambientes, as medidas preventivas adotadas definindo a caracterização das funções que são insalubres ou perigosas. Este levantamento fornece subsídios para adoção de medidas que minimizam e ou neutralizam os agentes agressivos que possam ser considerados insalubres e ou perigosos.

4.jpg
6.jpg
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO

O PCMSO – programa de controle médico de Saúde Ocupacional, foi estabelecido e regulamentado pela NR – 7, que estabelece a sua obrigatoriedade.

O objetivo é a promoção e prevenção da saúde do trabalhador, sendo sua execução obrigação do empregador.

É parte integrante do conjunto de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR.

Tem o caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho; também deverá constatar a exigência de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

3.png
Treinamentos

Alterações nas condições de trabalho, tais como a introdução de novos equipamentos, a alteração de procedimentos de trabalho, a implantação de novas medidas de segurança e a troca de postos de trabalho, determinam mudanças nas condições de exposição dos trabalhadores sendo então necessária capacitação para atender a estas novas condições. A TJ oferece os melhores treinamentos pra você!

WhatsApp Image 2020-01-16 at 15.22.11.jp