top of page

sáb., 27 de jul.

|

Rio Negrinho

EcoCamp Evoluir 2024

Seja bem-vindo(a) ao Ecocamp Evoluir, um lugar onde a natureza e a sustentabilidade se encontram para proporcionar uma experiência única. Aqui, cada detalhe foi cuidadosamente pensado para minimizar o impacto ambiental e conectar os visitantes à biodiversidade exuberante dessa região.

EcoCamp Evoluir 2024
EcoCamp Evoluir 2024

Horário e local

27 de jul. de 2024, 09:00 – 28 de jul. de 2024, 17:00

Rio Negrinho, R. Afonso Koehler, 3705 - Rio dos Bugres, Rio Negrinho - SC, 89296-776, Brasil

Convidados

Sobre o evento

Ecocamp Evoluir 2024

Uma Experiência Sustentável 

Seja bem-vindo(a) ao Ecocamp Ambiental, um lugar onde a natureza e a sustentabilidade se encontram para proporcionar uma experiência única desenvolvida pela TJ Engenharia na Fazenda Evaristo. Aqui, cada detalhe foi cuidadosamente pensado para minimizar o impacto ambiental e conectar os visitantes à biodiversidade exuberante dessa região valorizando os conceitos de conservação ambiental.

Início: 09:00 do dia 27/07/2024

Fim: 17:00 do dia 28/07/2024

Local: Fazenda Evaristo em Rio Negrinho SC

Realização: TJ Engenharia – CNPJ 30.550.356/0001-60 por meio do programa Evoluir, uma iniciativa da empresa na direção da Educação Ambiental.

Cronograma:

Dia 1: Chegada e Integração

1. Boas-vindas e Apresentação:

o Recepção

o Apresentação sobre o acampamento e suas atividades.

2. Organização do Acampamento:

o Ensinaremos as crianças a montarem um acampamento e fazer as melhores escolhas de local e estrutura.

o Cada participante organizará sua cama e seus pertences, nos conceitos de responsabilidade individual.

o Explicaremos a importância de cuidar do ambiente e não deixar lixo pelo caminho.

3. Almoço

o Preparo conjunto dos alimentos.

Os alunos participação do preparo de saladas e frutas, durante o qual explicaremos a importância da prevenção da poluição do solo e da água, devido a influência da contaminação sobre os alimentos que comemos.

4. Trilha Ecológica:

o Trilha leve pela área do camping, até a cachoeira

o Identificação de plantas, animais e elementos naturais.

5. Lanche da tarde

o Piquenique na grama, com lanches naturais e guloseimas, neste momento falaremos sobre a importância da redução de embalagens de alimentos e destinação adequada de lixo.

6. Momento de descontração

o Jogos e brincadeiras em grupo, utilizando as estruturas do parque, como minigolfe, pebolim humano, tênis, piscina aquecida e outros. Acima de tudo a diversão estará presente.

7. Fogueira e Contação de Histórias

o Acendimento da fogueira: Os participantes reunirão espinhos e galhos e serão ensinados sobre as formas de acendimento do fogo, poderão interagir de forma segura neste momento.

o Reunião em volta da fogueira.

o Contaremos histórias sobre a fauna e a flora e curiosidades ambientais locais, enquanto é preparado o jantar.

o Abordaremos sobre poluição luminosa e seus impactos, neste momento observaremos o céu.

8. Jantar

o Um cardápio delicioso para repor as energias será oferecido aos pequenos. Como sobremesa haverá mashmallows para fazer na fogueira e pinhão.

o Hora do soninho, as 21:30 os alunos serão direcionados a suas camas, para que possam refletir sobre o dia e descansar para as próximas aventuras.

Dia 2: Ação e Reflexão

1. Caça ao Tesouro Ambiental:

o Criaremos pistas relacionadas à natureza.

o Uso de mapas, agilidade, inteligência serão aguçados com charadas e brincadeiras até o baú do tesouro.

o O baú terá brindes e uma mensagem valiosa sobre sustentabilidade.

2. Roda de Conversa:

o Reuniremos todos para uma roda de conversa.

o Discutiremos o que aprenderam durante o acampamento e como podem aplicar esses conhecimentos em suas vidas diárias.

3. Horário livre de aproveitamento da estrutura.

4. Encerramento e Compromisso:

o Encerraremos o acampamento com uma cerimônia onde as crianças farão assumirão um compromisso pessoal de cuidar do meio ambiente.

Abordagem:

O acampamento de cunho ambiental abordará a importância da convivência sustentável entre ser humano e meio ambiente, mostrando aos participantes as belezas, as funções e a diversidade natural de nossa região e o quanto nós somos responsáveis pelos danos causados e pelas crises ambientais que vivenciamos. Somente por meio da sensibilização é possível capturar a atenção e dedicação das gerações em prol do meio ambiente.

O que devo levar?

A primeira regra é: “sem excessos”, lembre-se que são apenas 02 dias.

A segunda regra é: “só leve o que consegue carregar”, a criança deve conseguir levar sozinha seus pertences, esta é a medida ideal de um acampamento. (Exceto cobertor, sabemos que é volumoso).

Acampar com crianças pode ser uma experiência incrível e cheia de diversão. Aqui está uma lista de itens essenciais para levar em um acampamento com os pequenos:

• Barraca: Escolha uma barraca adequada ao número de pessoas e com boa ventilação. 

• Colchão inflável ou colchonete. 

• Saco de dormir (para frio) ou cobertor peludinho, estamos no inverno e dormir bem é importante. 

• Travesseiros pequenos ou infláveis

• Lanternas: Leve muitas! É a hora predileta das crianças.

• Repelentes contra insetos – apesar de ser inverno, vamos utilizar por prevenção

• Protetor solar – Os rostinhos serão protegidos todos os dias

• Roupas confortáveis para o dia e aconchegantes para a noite: Estamos no inverno, portanto calças e camisetas longas e quentinhas, sempre prefira tecidos moles e confortáveis, casacos leves pro dia e quentes pra noite, gorros, luvas e cachecóis são importantes.

• Tênis apropriado para caminhadas e atividades ao ar livre: Dê preferência a botinhas com garras na sola, tênis impermeáveis ou plastificados pois o orvalho pode umedecer os pés. Você pode enviar um sapato de emergência na mochila, como um crocs por exemplo.

• Chinelo ou crocs: Para relaxar na área do acampamento.

• Boné ou gorro: Proteja do sol durante o dia e do frio durante a noite.

• Capa de chuva, guarda-chuva ou jaqueta corta vento – Nunca se sabe não é mesmo?

• Toalhas: Para banho e outras necessidades.

• Escova de dentes, e itens de banho – prefira os pequeninhos, de hotel, poupe espaço, você pode cortar um pedacinho de sabonete para uso único.

Avisos gerais:

• Os pais e responsáveis são convidados a acampar na fazenda durante o evento, no entanto é importante que o filho não seja afetado pela presença dos familiares, seu foco deve estar no evento. Os custos de entrada e permanência na fazenda são de inteira responsabilidade dos familiares, o evento cobre apenas o custo do participante.

• Você pode mandar com seu filho lanches e guloseimas prediletas, a alegria e diversão são parte da saúde de todos, portanto preparamos momentos para confraternização alimentar, se possível prefira alimentos saudáveis, mas somos todos crianças, um docinho é bem-vindo sim.

• Se você permite que seu filho utilize algum medicamento para dores leves, ou necessita de antialérgicos, envie junto um descritivo e autorização e entregue o medicamento aos munitores. 

• Não se preocupe, as crianças serão supervisionadas por monitores, identificadas e dormirão de forma segura, as meninas e meninos terão dormitórios separados. Nós levamos a sério nosso futuro, somos também pais e mães e cuidaremos deles como o mesmo respeito e cuidado que destinamos a nossos próprios filhos.

• Se você inclui na sua inscrição a taxa de equipamentos, fique tranquilo, na sua chegada a barraca e o colchão já estarão montados lhe esperando.

• É ideal levar 03 conjuntos de roupas completas, 01 para cada dia e 01 reserva. Se você permitir seu filho a entrar na piscina aquecida, envie roupas de banho e roupão pois o ar é frio fora dela, lembrando que a água não é bem quentinha, é apenas aquecimento solar.

• Enrole o cobertor e o travesseiro e amarre para ficar menor e mais fácil de transportar.

Custos: Para participar do evento, o custo é de R$ 200,00 este valor inclui ingresso da fazenda para os dois dias, alimentação e participação das atividades. Para aqueles que gostariam de adquirir aluguel de barraca e colchão, há um custo de R$ 50,00 adicionais.

Forma de pagamento: O pagamento será feito por meio de PIX pelo CNPJ da realizadora cuja chave é o CNPJ 30.550.356/0001-60 em nome de TJ Engenharia ltda.

A inscrição somente será considerada válida se em 03 dias após o preenchimento, o pagamento for reconhecido, se a conta utilizada estiver em nome de outra pessoa, envie o comprovante pelo whats (47) 9 84668029 para validação, citando o nome do participante.

A alimentação abrangerá lanches da manhã e da tarde para os dois dias, almoço para os dois dias e jantar de sábado. Os cardápios levarão em conta a necessidade energética e nutricional infantil e saúde de todos.

Responsáveis pelo evento:

Engenheira Sanitarista e Ambiental Thais Buggenhagen Chruchelski

Engenheiro Sanitarista, Ambiental e de Segurança do Trabalho João Victor Chrucheski

Quem somos nós:

Somos sonhadores como você, um casal educador ambiental que almeja um futuro ambiental sustentável. Somos engenheiros de formação e idealizadores de programas de educação ambiental e outros eventos a muitos anos, a TJ Engenharia é uma empresa familiar com uma jornada de 10 anos e que agora lança o Programa Evoluir, pensado para oferecer diversas ações de inclusão do conceito de conservação ambiental nas comunidades e desta vez vamos inspirar seu filhos por meio de uma oportunidade única de vivencia ambiental por meio de um acampamento animado, divertido e acima de tudo instrutivo.

Compartilhe esse evento

bottom of page